NOTÍCIAS

Tradicionalismo Gaúcho

COMPARTILHAR:

O tradicionalismo Gaúcho é uma das marcas mais fortes e presentes na memória das pessoas ao pensar em Rio Grande do Sul.
 

Afinal, quem não associa o sul brasileiro a chimarrão e churrasco? Homens tradicionalmente vestidos com bombachas, lenço e chapéu! Tudo isso faz parte do imaginário social graças ao tradicionalismo gaúcho. Que é símbolo da região sul do país e que atraí centenas de turistas anualmente para conhecer não só as belezas naturais da região, como também entender melhor a cultura e a origem das tradições gaúchas que são tão valorizadas por seu povo.
 

Entendendo o Tradicionalismo Gaúcho

 

Uma das principais marcas da cultura do Rio Grande do Sul é o seu apelo a tradição, visando sempre manter vivos os hábitos culturais do povo gaúcho. E o movimento tradicionalista é tão importante que se tornou inclusive tema de estudo em monografias ao redor do país.
 

O tradicionalismo gaúcho é algo tão valoroso para seus membros, que durante eventos e festividades da população ele é citado como o maior movimento cultural popular do mundo. Valorizando a figura do gaúcho, ou gauchismo, o tradicionalismo é visto em diversos eventos e festividades que enaltecem a cultura local.
 

E é claro que isso atrai centenas de turistas anualmente, sempre curiosos para conhecer cada detalhe da riquíssima cultura gaúcha, como ocorre por exemplo na Semana Farroupilha que acontece todos os anos no mês de setembro.
 

A Semana Farroupilha é uma festividade tradicional gaúcha, que reúne homens e mulheres vestidos com roupas típicas comemorando a cultura local. Além disso, outras expressões culturais também podem ser apreciadas no evento como a dança e a comida típica da região, além de passeios por roteiros repletos de história.
 

Esse zelo pela cultura local é marca do povo gaúcho, que faz das tradições culturais um atrativo turístico, afinal, quem nunca se pegou curioso sobre qual o gosto do verdadeiro chimarrão?
 

E para viver essas experiências com real riqueza de detalhes, nada melhor do que conhecer pessoalmente as cidades tradicionalistas que enaltecem e comemoram a cultura gaúcha.
 

Além de claro, experimentar as delícias produzidas artesanalmente nas cidades gaúchas, como os chocolates, fondues, vinhos e queijos da região que são inclusive premiados em festivais gastronômicos reconhecidos.
 

Tradicionalismo em Vacaria

 

A cidade de Vacaria é uma das cidades do Rio Grande do Sul que faz questão de manter viva a tradição e a cultura local, oferecendo aos turistas que visitam a cidade uma verdadeira experiência cultural, oferecendo-lhes a oportunidade de experimentar as comidas típicas e participar dos eventos locais.
 

Vacaria que é conhecida como a porteira do Rio Grande, e também é reconhecida nacionalmente por ser sede do Rodeio Crioulo Internacional.
 

Vacaria já sediou 32 Rodeios Internacionais. E no ano de 2020 está preparando o 33º Rodeio Crioulo Internacional, do qual você não irá se arrepender ao se programar para participar! O evento reúne centenas de apaixonados por rodeios, vindos de diversas regiões brasileiras.
 

Algumas pessoas que nunca participaram de rodeios têm má impressão sobre esse tipo de festividade por causa da proteção aos animais, no entanto, durante o rodeio ocorrem disputas artísticas de gaita, violão e danças, além de provas campeiras laço e gineteada, momentos que revelam aos turistas um pouco mais da cultura local, e que são belos de apreciar.
 

Além do já tradicional rodeio, Vacaria tem outras atrações que também enaltecem o tradicionalismo gaúcho como o Monumento ao Ginete. Você também pode aproveitar a oportunidade para visitar pontos turísticos como a Velha Bica de Pedra e o Santuário de Nossa Senhora da Oliveira.
 

Durante a estadia em Vacaria, não deixe de conhecer o Museu Municipal que também é símbolo da cultura e tradição da região.
 

E para ter a melhor experiência possível em Vacaria, nada como se hospedar no Pampa Hotel! Que garante aos visitantes muito conforto e bons momentos ao estilo tradicional gaúcho, com boa localização e conforto para todos os estilos de hóspedes.
 

Vacaria e as demais cidades do Rio Grande do Sul de fato estão de portas abertas para proporcionar aos visitantes uma verdadeira experiência de imersão cultural, experimentando durante sua visita ao estado cada detalhe que faz do Rio Grande do Sul um local tão diferente das demais regiões brasileiras e tão maravilhoso para se estar!

COMPARTILHAR:

MAIS NOTÍCIAS

CONHEÇA NOSSAS OPÇÕES DE
HOSPEDAGEM

BENEFÍCIOS

WI-FI ZONE

Mantenha-se conectado a seus contatos e a seus negócios. Aqui você se hospeda e só para de produzir se quiser.

ELEVADOR

Instrumento de acesso aos andares superiores, esta é mais uma prova de nossa preocupação com sua comodidade.

ESTACIONAMENTO PRÓPRIO COBERTO

Segurança é essencial para se hospedar bem. No Pampa Hotel, seu veículo pernoita em segurança e você dorme tranquilo.

CAFÉ DA MANHÃ

Depois de uma noite bem dormida, nada melhor que um bom café da manhã. Aqui no Pampa Hotel, o café da manhã está incluso na diária e a gente prepara tudo com o maior carinho para você!